TransRio dribla a crise e amplia negócios com locação de caminhões

Em um ano atípico, que surpreendeu a todos indistintamente, a busca por alternativas para fazer frente à crise sanitária e econômica tornou-se inevitável. Entender demandas e ofertas do mercado e dar respostas assertivas de forma rápida passou a ser ainda mais importante para a continuidade dos negócios.

Foi assim que agiu a TransRio, maior rede de concessionárias de caminhão e ônibus da marca MAN/Volkswagen, com oficinas, venda de peças e caminhão seminovo.

Em 2020, a empresa consolidou projeto que estava sendo maturado desde o final de 2019: o de locação de caminhões, ferramenta já comum em outros países, mas ainda incipiente no Brasil, porém com forte potencial de expansão. O negócio amplia o portfólio já conhecido da marca, que inclui a venda de caminhões novos e seminovos por meio de consórcios e financiamentos, este em parceria com a BBC Leasing. “Atendemos plenamente todas às necessidades dos clientes”, ressalta o diretor da Regional Sul da TransRio, Ronaldo Peirano.

TransRio pronta para as demandas do mercado

Para a estruturação do novo negócio, a empresa tem disponíveis caminhões e implementos rodoviários de variados modelos para atender às diferentes demandas do mercado. Para uso imediato tem os produtos de maior procura, mas está preparada para assegurar a entrega de necessidades mais específicas. “Entregamos o veículo pronto para a atividade”, reforça.

Por trazer uma série de vantagens, a procura pela locação vem crescendo de forma continuada ao longo do ano para diferentes modelos de caminhões e perfis de clientes. Peirano cita, de forma especial, o fato de o comprador não imobilizar ativos, podendo dedicar-se ao foco do negócio, que é o transporte. A maioria dos contratos tem longa duração, na faixa dos 60 meses.

Garantias de fábrica

Ao transportador são asseguradas as mesmas garantias de fábrica de compra de um caminhão novo em termos de manutenção. Tem, inclusive, a possibilidade de negociar um plano específico oferecido pela TransRio. “No Brasil, locar caminhão não é visto ainda como normal, ao contrário de um veículo. Em outros países já é uma operação consolidada e rentável a toda a cadeia envolvida, situação que, acredito, seja realidade por aqui em breve”, projeta.

As 14 lojas da rede, localizadas em cinco estados, oferecem a locação de caminhões. No Rio Grande do Sul, as operações estão localizadas em Eldorado do Sul, Pelotas, Caxias do Sul e São Leopoldo, atendendo em torno de 60% do mercado da marca MAN/Volks em território gaúcho. Os demais estados atendidos são Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Sergipe – nos dois últimos com exclusividade.

Retomada gradual da economia

De acordo com Peirano, após o baque inicial provocado pela pandemia, a atividade econômica começou uma lenta e gradual retomada. O setor de transportes, em especial, se recuperou bem, o que permite projetar expectativas favoráveis para 2021. “Ainda existem muitas incertezas que requerem cautela, mas o quadro atual gera perspectiva de otimismo”, salienta.

Para o diretor da Regional Sul da TransRio, além do agronegócio, que seguirá em alta, outros segmentos devem se firmar em 2021, como construção civil, obras de infraestrutura e entregas urbanas. Um dos entraves, no momento, é a falta de caminhões para atender à demanda. Peirano atribui a situação à retomada de setores que estavam estagnados, aliada à falta de insumos, como aço, que prejudicou o ritmo de produção das montadoras, hoje com pedidos em carteira para quase todo o primeiro semestre. Para ele, a falta de caminhões deve perdurar ainda no primeiro quadrimestre de 2021, melhorando no segundo semestre.

TransRio Caxias do Sul – Foto: Luís Bisol Ramon

Divulgação: Lato Sensu Comunicação

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Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

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