Tudo pronto para o MDBF Clarksdale Edition em Caxias do Sul

Está tudo pronto para a 13ª edição do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF), que será realizada nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, no Parque da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul (RS). A line up da Clarksdale Edition, celebrando uma das principais cidades do Delta do Mississippi e tema desta edição, foi divulgada na sexta-feira (11).

Entre os destaques das noites de blues estão Freddie Dixon, filho do lendário baixista e compositor Willie Dixon, vindo de Chicago (EUA) até os palcos do festival. Outros nomes que prometem deixar qualquer bluesfan realizado estão o guitarrista e gaitista Bill “Watermelon Slim” Homans, uma lenda viva do blues que tem influências também do country e do rock, e D’Kieran “D.K.” Harrel, embaixador do blues pelo B.B. King Museum e Delta Interpretive Center, que se apresentará juntamente com o saxofonista Dr. Alphonso Sanders, diretor do BB King Recording Studio. 

Serão oito palcos e entre tantas outras grandes atrações presentes no line up, estão nomes nacionais como Back2Blues, banda carioca que traz influências do Texas Blues. Para fechar o MDBF com chave de ouro, o palco principal do evento contará com show da Lucille, clássica banda caxiense, com participação do saxofonista, compositor e produtor musical  Beto Saroldi. “Um dos fatores mais importantes do festival é essa conexão entre os músicos, as interações entre eles que provocamos. Essa mistura é essencial, até porque o blues é isso mesmo: é a verdade, é o presente, também é o improviso”, explica Toyo Bagoso, idealizador do MDBF.

Segundo ele, sua visita mais recente a Clarksdale foi fonte de inspiração para a construção do line up da edição de 2022 do MDBF. “Fui conhecendo novos nomes, sendo apresentado ao cenário atual daquela cidade que é uma das mais importantes para o blues. Lá, a música ao vivo acontece sete dias por semana, promovendo a herança cultural e eternizando essa manifestação musical”, afirma. 

O encerramento do evento, no dia 20, terá acesso gratuito ao Parque da Festa da Uva com uma celebração ao Dia da Consciência Negra com show especial, das 15h às 20h. No palco, além de atrações do line up dos três dias do festival e jam session, também haverá apresentações de integrantes da Orquestra Municipal de Caxias do Sul.

Reconhecido como o maior festival de blues da América Latina por músicos, jornalistas e revistas especializadas, esta edição terá área de cerca de 15 mil m², ocupando os espaços das Réplicas, Som e Luz, Camping e Espaço Multicultural do Parque da Festa Nacional da Uva.

Como a edição 2020 teve de ser adiada em vista das restrições impostas pela pandemia, a organização do MDBF determinou que os ingressos adquiridos para aquele ano continuarão valendo para este nos seus respectivos dias, sem a necessidade de troca ou nova validação. Ainda, o Mojo Card, que garante descontos para entradas e produtos, também terá validade, sendo que qualquer cartão de qualquer edição garantirá as vantagens, devendo ser apresentado na entrada do festival para validar os benefícios.

Os ingressos para a 13ª edição do Mississippi Delta Blues Festival seguem à venda, com o sexto lote sendo disponibilizado até 19 de novembro. As entradas podem ser adquiridas pelo link https://bit.ly/mdbf-2022. 

Homenagem a Clarksdale

Em 2022, o MDBF promove a Clarksdale Edition, em homenagem à cidade considerada berço do blues. Clarksdale é cercada por plantações de algodão e está localizada no Delta do Mississippi. Conhecida como terra natal de muitos músicos do blues, é famosa pelo cruzamento da Highway 61 com a Highway 49. Esta encruzilhada supostamente seria a mitológica “Crossroads”, conhecida pela lenda envolvendo o músico Robert Johnson, que no local teria vendido sua alma em troca do dom para tocar o blues.

Para estar ainda mais conectado ao atual cenário musical e à cultura do local, Toyo Bagoso esteve este ano em Clarksdale para absorver as novidades do lugar. Com trocas com músicos da região, foi à cidade durante o Juke Joint Festival, um dos mais tradicionais festivais do Delta. “Caxias do Sul e Clarksdale foram consideradas sister cities através de assinatura formal de reconhecimento entre os prefeitos das duas cidades e, este ano, pela primeira vez na história, o MDBF faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Caxias do Sul, um feito importantíssimo para o festival”, comemora Bagoso.

Além da mística que envolve a famosa encruzilhada, a Clarksdale Edition mostrará a cultura daquela cidade por meio da culinária típica e dos palcos temáticos, já tradicionais no MDBF. “Farão parte da cenografia elementos que remetem aos principais juke joints, que eram bares rústicos do Sul dos EUA onde se popularizou o blues. Alguns nomes reconhecidos foram Red’s Juke Joint, Ground Zero, Bad Apple, Messengers, Bluesberry Cafe, Hopson Comissary e Juke Joint Chappel. Podemos citar também locais históricos como o Teatro New Roxy, os ‘shacks’ do Shack Up Inn (barracos das plantações de algodão idênticos à nossa ‘Casinha’, que viraram hospedagens no meio das plantações de algodão) e o Hambone, uma mescla de bar com galeria de arte”, explica. A identidade visual do MDBF deste ano contará com o logo desenhado das guitarras que estão na “Crossroad” em Clarksdale, marcando a intersecção das duas principais rodovias da região.

Serviço 13º Mississippi Delta Blues Festival – Clarksdale Edition

Quando: dias 17, 18, 19 e 20 de novembro de 2022
Onde: Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul – RS
Ingressos: opções meia entrada, inteira e Mojo Card, incluindo passaporte para os três dias de evento
Vendas on-line: Sympla, pelo link https://bit.ly/mdbf-2022
Moradores ou naturais de Caxias do Sul ou do Rio de Janeiro pagam meia. 

Pontos de venda oficiais em Caxias do Sul:

Akustica Musical
Rua Marechal Floriano, 1.001
Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h45
Sábados, das 9h às 16h
(54) 3536-0228

Carême Café & Patisserie
Rua Coronel Flores, 750
Segunda-feira a sábado, das 9h às 19h
(54) 3419-2964

Divulgação: Dinâmica Conteúdo Inteligente

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply