Tudo pronto para o South Summit Brazil 2023 em Porto Alegre

Na semana em que Porto Alegre comemora 251 anos, em 26 de março, um de seus cartões postais, o Cais Mauá, receberá pela segunda vez um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo global. De 29 a 31 de março, o South Summit Brazil 2023, correalizado com o governo do Rio Grande do Sul, reunirá à beira do Guaíba todo o ecossistema empreendedor, possibilitando a conexão de startups, empresas líderes a procura de oportunidades de negócio e investidores.

O tema desta edição é  Shape the Future, já que o South Summit vem mostrando que,  além de inovar, é preciso desenvolver soluções e negócios que sejam inclusivos, sustentáveis e diversos, ou seja, que tenham uma série de medidas que mostrem, principalmente, um compromisso com impacto que eles geram. Para envolver todo o ecossistema de inovação, o evento trará mais de 100 fundos de investimento, nacionais e internacionais, que podem incrementar a carteira de recursos para negócios do mundo e, em especial, da América Latina. O planejamento e operação do evento são guiados pelo Pacto Global, da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, do qual o South Summit faz parte.

“Quando entendemos os reflexos do South Summit na cena empreendedora espanhola, tivemos a convicção de que queríamos ter a mesma experiência no Brasil. É por isso que trabalhamos, e nosso futuro está diretamente relacionado aos frutos das conexões entre empresas, fundos e startups que o evento é capaz de gerar. Nosso foco é olhar para um futuro sustentável com a responsabilidade que temos com os negócios que estamos construindo. Terão relevância os empreendedores que, de uma maneira geral, tenham não só a responsabilidade, mas também o compromisso com o impacto gerado no meio ambiente e é isso que vai ser buscado no evento”, afirma o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.

Área de 22 mil metros quadrados e oito palcos

Com formato mais robusto, a segunda edição do South Summit Brazil vai ocupar uma área de 22 mil metros quadrados, com oito palcos (dois a mais do que na edição passada) e programação simultânea. Cada um receberá uma das oito trilhas de conteúdo, que vão abordar temas relacionados sobretudo ao contexto latino-americano e aos negócios relevantes para a região. São elas: Fintechs; Agritechs; Saúde; Varejo; Sociedade; Inovação e Ecossistema; Sustentabilidade e ESG; e Indústria 5.0.

Além disso,  a Innovation Street, um espaço inédito nesta edição, foi  pensado com objetivo de dar vida ao lado do Muro da Mauá, trajeto percorrido por todos os participantes desde a entrada até o acesso do armazém do Marketplace. O percurso  estará preenchido por ativações de patrocinadores e parceiros do evento, além de um espaço de reuniões VIP e dois dos novos palcos: o Cultural Stage e o Workshop Stage. Um destaque que reforça a identidade da Innovation Street  são as tendas geodésicas, estruturas diferenciadas onde  serão realizadas ativações especiais.

Ao todo serão 900 speakers de todo o mundo, que vão partilhar seus conhecimentos com o público estimado de 20 mil pessoas, durante os três dias de evento. A abertura será com o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, e com a fundadora do South Summit, María Benjumea,  e estarão presentes personalidades como Maria Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, que encontrará com Veronica Allende Serra, sócia-fundadora da Innova Capital para debater sobre “Inovação & Ecossistema”.

Outros nomes confirmados para os  painéis e palestras são Nizan Guanaes, CEO da N Ideias; Humberto Falcão Martins, professor da Fundação Dom Cabral; Celso Athayde, CEO da Favela Holding e fundador da CUFA; Roberto Marinho Neto, CEO da Globo Ventures; André Esteves, Chairman na BTG Pactual; Ricardo Cappra, fundador do  Cappra Institute; Morgan Doyle, representante do grupo BID no Brasil; Fernando Torelly, CEO do HCor; Guilherme Camboim, diretor do Fundo Amanhã; Nelson Sirotsky, publisher do Grupo RBS e fundador e presidente da Maromar Investimentos;  Alfonso de Los Rios, chief executive officer da Nowports Sfreight; e Julia Rueff, diretora sênior de Marketplace no Mercado Livre no Brasil.

Competição de Startups

Ponto alto do South Summit Brazil, a Competição de Startups bateu recorde com mais de duas mil inscrições, com projetos de diferentes setores e em qualquer estágio de desenvolvimento, o dobro do ano anterior. Originárias de 86 países, a adesão corresponde a 44% dos países de todo mundo e reforça o caráter global do evento, além da ampla participação nacional, com 92% dos estados brasileiros e destaque para SP, RS, PR, RJ e SC.

Levando em conta critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe, e o interesse de possíveis investidores, um comitê de especialistas escolheu 47 finalistas (31 brasileiras e 16 internacionais) que estarão presentes no evento. Todas elas terão a oportunidade de apresentar seus projetos e de acessar uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões com investidores e corporações em busca de inovação. No final, cinco startups sairão vencedoras, nas categorias Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time. Além de participar do evento e ganhar visibilidade na mídia, o quinteto campeão receberá mentorias e orientação para aprimorar seu pitch.

A programação do South Summit Brazil vai além das atividades no Cais Mauá e também abraça a cidade. As atrações do Night Summit vão movimentar o circuito noturno de gastronomia e entretenimento da cidade em direção ao 4° Distrito, no Mercado Paralelo, onde acontece na primeira noite do evento “The Start Up Night”, no dia 29, com uma programação cultural diversa, inspirada nos maiores festivais de inovação do mundo.

A “Noite dos Museus” terá uma edição especial na segunda noite, em 30 de março: um passeio guiado pelo Centro Histórico da cidade mostrará os principais pontos culturais. E a programação do Night Summit segue na quinta-feira (31), com o show gratuito de de Chimarruts, Renato Borghetti, Ultramen, Serginho Moah e Os Fagundes na Orla do Guaíba.

Para saber mais sobre o grande dia e conhecer a programação completa do evento, acesse o site oficial.

Tendências do presente e do futuro no South Summit

Com o objetivo de fomentar conexões entre startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar negócios e conexões de alto valor, o South Summit Brazil 2023 acontecerá de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre, trazendo as principais tendências e inovações do presente e do futuro da indústria nacional e internacional. O planejamento e operação do evento são guiados pelo Pacto Global, da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa em âmbito mundial, do qual o South Summit é membro.

Criado há 10 anos, o evento é líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. No Brasil, é uma correalização do Governo do Estado do RS, e deve ocorrer na capital gaúcha até 2027. A primeira edição foi em maio de 2022 e reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2,5 mil reuniões com cerca de 8,5 mil empresas, 3,3 mil startups de 76 países e 450 investidores. Incluindo mais de 90 fundos (20 internacionais), com uma carteira de investimentos que somam mais de $65 bilhões de dólares para negócios na América Latina.

Serviço South Summit Brazil

Local: Cais Mauá, Porto Alegre

Endereço: Av. Mauá, 1050 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-110

Data: 29 a 31 de março, de quarta a sexta-feira

Horário: das 9h às 18h.

Ingressos: https://www.southsummit.co/pt/brazil/

Divulgação: InPress Porter Novelli

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply