Vila dos Distritos é atração tradicional na Festa Nacional da Uva

Uma das principais atrações da 34ª Festa Nacional da Uva é a Vila dos Distritos. O espaço de aproximadamente mil m² reúne representantes dos distritos caxienses de Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca, e das quatro regiões administrativas do município: Ana Rech, Desvio Rizzo, Forqueta e Galópolis.

Entre as atividades, além das casinhas com produtos e artesanatos de cada localidade, também estará o Bodegão. Com um grande balcão, lembrando aqueles que antigamente eram – e alguns ainda resistem – encontrados nas comunidades, serão comercializadas produtos da culinária típica italiana, como pão feito na hora em um grande fogão a lenha, entre outros produtos coloniais, como salame, queijo e uvada.

Foto: Regina Lain/Divulgação

Essa edição da Vila dos Distritos tem como coordenador-geral Sandro Camargo, subprefeito de Vila Seca. Ele aponta que, ainda no fogão campeiro, será feita polenta brustolada com salame e queijo, que é sucesso em sua comunidade. “A Vila é, realmente, o coração da Festa da Uva, centralizando muitas atividades típicas e tradicionais, sendo uma grande homenagem às nossas colônias”, observa Camargo.

Outra novidade são pipas de madeira servindo vinho e suco de uva, direto de suas torneiras, aos visitantes. Além das atrações gastronômicas, também estará à disposição um palco aberto no centro da Vila dos Distritos, em que artistas da Região poderão se apresentar.

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva segue até 3 de março, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Com o tema Caminhos e Lugares, o evento faz parte das comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha.

O Parque funciona de segunda a quinta, das 14h às 22h; nas sextas, das 14h às 23h; aos sábados, das 10h às 23h; e aos domingos, das 10h às 22h.

Divulgação: Assessoria de Imprensa 34ª Festa Nacional da Uva 

About Author

Avatar photo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especializada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul e licenciada em Letras pela UCS.

Leave A Reply